MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia Civil

Graduação em Engenharia de Produção de Civil

CEFET-MG

Informações do Curso

Última modificação: Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Apresentação

O curso de graduação em Engenharia de Produção Civil, aprovado em 1999, é ministrado no turno noturno, com duração de dez períodos semestrais. O processo de ensino compõe-se de aulas teóricas, em sala de aula convencional e atividades práticas em laboratórios, bem como de visitas técnicas e atividades complementares.


Objetivo do Curso

Formar um profissional capaz de integrar os conhecimentos das áreas de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção. Ao integrar os conhecimentos de Engenharia Civil e das áreas de Administração Financeira e Economia, o profissional torna-se capaz de atuar na organização e no controle de grandes obras da construção civil, em busca do aumento da eficácia produtiva e do desenvolvimento de sistemas operacionais.


 O Profissional

Entre as habilidades principais desenvolvidas, o profissional formado estará capacitado a realizar elaboração de projetos, execução de obras, organização e controle de sistemas produtivos de construção civil, visando a melhoria do produto e da produtividade no trabalho.


Campo de Atuação

O engenheiro de Produção Civil pode atuar em empresas do ramo da Construção Civil e em indústrias ligadas ao setor, em escritórios de projetos, consultoria técnica junto a outras empresas, órgãos públicos, instituições financeiras, em instituições de pesquisa e ensino, dentre outras. O profissional pode se dedicar ao projeto e execução de obras civis e serviços afins, bem como ao planejamento, à coordenação e ao controle dos recursos produtivos do homem, da máquina, dos materiais e do ambiente.


Formas de Ingresso

Para ingressar no curso de Bacharelado em Engenharia de Produção Civil,  é necessário possuir Ensino Médio completo e pleitear a vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU, após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Para os que já estão  regularmente matriculados em instituição de ensino superior e desejam ingressar no Bacharelado em Engenharia de Produção Civil, há possibilidade de ingressar por meio de vagas remanescentes, nas modalidades de Reopção de curso, Transferência e Obtenção de Novo Título.

Mais informações sobre editais de ingresso, inscrições e prazos estão disponíveis na página da Comissão Permanente de Vestibular ou no número (31) 3319-7170 / 7171.


Turno

Noturno

Duração

5 anos

Local

Belo Horizonte (Campus II)

Vagas 


Outras Informações:

  • Projeto Pedagógico

Projeto Político-Pedagógico do curso de Engenharia de Produção Civil (atual)

  • Ementas

Ementas do Curso de Engenharia de Produção Civil do CEFET-MG (atual)

Ementas do Projeto Político-Pedagógico anterior (2007/08)

  • Planos de ensino

Disciplinas Equalizadas

Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas Optativas

Estrutura Curricular

  • Planos didáticos

2020/1

  • Regulamentos e Normas

Regulamentos e Normas do Cursos de Graduação do CEFET-MG 

Resoluções do Colegiado de Engenharia de Produção Civil