MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia Civil

Graduação em Engenharia de Produção de Civil

CEFET-MG

Informações do Curso

Última modificação: Sexta-feira, 19 de julho de 2019

 

 

Apresentação

O curso de graduação em Engenharia de Produção Civil, aprovado em 1999, é ministrado no turno noturno, com duração de dez períodos semestrais. O processo de ensino compõe-se de aulas teóricas, em sala de aula convencional e atividades práticas em laboratórios, bem como de visitas técnicas e atividades complementares.


 

Objetivo do Curso

Formar um profissional capaz de integrar os conhecimentos das áreas de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção. Ao integrar os conhecimentos de Engenharia Civil e das áreas de Administração Financeira e Economia, o profissional torna-se capaz de atuar na organização e no controle de grandes obras da construção civil, em busca do aumento da eficácia produtiva e do desenvolvimento de sistemas operacionais.


 

O Profissional

Entre as habilidades principais desenvolvidas, o profissional formado estará capacitado a realizar elaboração de projetos, execução de obras, organização e controle de sistemas produtivos de construção civil, visando a melhoria do produto e da produtividade no trabalho.


 

Campo de Atuação

O engenheiro de Produção Civil pode atuar em empresas do ramo da Construção Civil e em indústrias ligadas ao setor, em escritórios de projetos, consultoria técnica junto a outras empresas, órgãos públicos, instituições financeiras, em instituições de pesquisa e ensino, dentre outras. O profissional pode se dedicar ao projeto e execução de obras civis e serviços afins, bem como ao planejamento, à coordenação e ao controle dos recursos produtivos do homem, da máquina, dos materiais e do ambiente.


 

Formas de Ingresso

Para ingressar no curso de Bacharelado em Engenharia de Produção Civil,  é necessário possuir Ensino Médio completo e pleitear a vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU, após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Para os que já estão  regularmente matriculados em instituição de ensino superior e desejam ingressar no Bacharelado em Engenharia de Produção Civil, há possibilidade de ingressar por meio de vagas remanescentes, nas modalidades de Reopção de curso, Transferência e Obtenção de Novo Título.

Mais informações sobre editais de ingresso, inscrições e prazos estão disponíveis na página da Comissão Permanente de Vestibular ou no número (31) 3319-7170 / 7171.


 

Turno

Noturno


 

Duração

5 anos


 

Campus

Belo Horizonte (Campus II)


 

Departamento 

Departamento de Engenharia Civil


 

Telefone

(31) 3319-6812

 


 

Projeto Pedagógico

Acesse a Grade Curricular do Curso de Engenharia de Produção Civil do CEFET-MG e/ou as Ementas do Curso de Engenharia de Produção Civil do CEFET-MG.

Veja também: Projeto Político-Pedagógico do curso de Engenharia de Produção Civil Planos de Ensino das Disciplinas Equalizadas

 

Projetos Pedagógicos anteriores

Para consultar as ementas do curso de Engenharia de Produção Civil para alunos que cursaram a graduação antes da reforma curricular de 2011, acesse  as Ementas do Projeto Político-Pedagógico de 2007/2008.

 


 

Regulamentos e Normas

Regulamentos e Normas do Cursos de Graduação do CEFET-MG 

Resoluções do Colegiado de Engenharia de Produção Civil